Antes, uma sugestão para quem presta serviços de motoboy. Toda manhã, antes de sair de casa, olhe-se no espelho – e sinta orgulho!
Sem pessoas como você, que têm a coragem de rodar pela cidade e enfrentar um trânsito pesado, estressante e perigoso, para realizar atividades importantíssimas, o mundo não gira mais. A agilidade das motos e a disposição dos motoboys é cada vez mais fundamental, pois a realização dos negócios exige cada vez mais rapidez.
O tempo todo, você está correndo contra o tempo para realizar entregas e outros serviços importantes. Infelizmente, está também quase sempre arriscando a vida. Por isso, é importante adotar atitudes de direção defensiva.
Confira as principais:
1. Cuide bem da manutenção de sua moto
Direção defensiva começa em casa. Antes de sair para o trabalho, nunca deixe de verificar se tudo está funcionando direito: freios, faróis, buzinas, retrovisores e todos os itens essenciais para garantir que está vendo tudo ao seu redor – e que está sendo visto pelos motoristas.
Confira se está com todos os equipamentos de segurança: capacete, luvas, joelheiras e tornezeleiras, antena corta-pipas, colete refletivo, mata-cachorros e botas.
Acima de tudo, a moto é uma companheira querida. Você depende dela, e ela depende de você. Faça todas as manutenções determinadas pelo manual do fabricante e aja sempre que achar que qualquer coisa não está correta.
2. Preste atenção aos “pontos cegos”
Não confie apenas no retrovisor: os “pontos cegos” podem te enganar. Assim, antes de trocar de faixa, ou mesmo for fazer uma curva, jamais deixe de olhar para trás — além de consultar o retrovisor.

 

3. Mantenha uma distância de segurança
Nunca pilote colado ao veículo que está em sua frente. Por mais atento que você esteja não vai controlar as reações do motorista à frente e, em caso de freadas bruscas, será praticamente impossível parar a moto e não bater.

 

4. Mantenha os faróis sempre ligados
Em dias claros, você pode até pensar que não precisa ligar os faróis, porque está enxergando tudo perfeitamente. Errado! Mesmo à noite, a principal função de um farol é fazer com que você seja visto por motoristas e até por pedestres, evitando acidentes. Há estados em que já obrigatório pilotar com os faróis sempre ligados, mas é uma atitude de direção defensiva que deve ser adotada por todo mundo
5. Utilize a buzina com moderação
A buzina é muito importante, mas precisa ser utilizada com moderação. Seu uso adequado alerta outros motoristas e pilotos sobre a presença do motoboy, mas buzinar em excesso pode causar irritação em seus companheiros de trânsito, provocando um efeito indesejado e que vai contra os princípios da direção defensiva.
6. Preste atenção às correntes de ar
Talvez nunca tenha ocorrido com você, mas é mais comum do que se pensa que uma motocicleta, ao ultrapassar veículos grandes como ônibus ou caminhões, seja derrubada pelo deslocamento de ar. Portanto, aumente a sua concentração ao dividir o espaço com esses tipos de veículos.
Por fim, lembre-se que direção defensiva não é apenas uma coleção de técnicas. O principal é agir pacificamente, possuir consciência individual e coletiva sobre os atos praticados no trânsito, ser autocrítico e principalmente não colocar a responsabilidade da segurança no trânsito sobre os outros motoristas e pilotos.
Quem é menos agressivo no trânsito tem muito mais chances de reagir com agilidade diante de uma situação adversa, evitando acidentes.


1 Comment

arthur b ferreira · 13 de dezembro de 2017 às 10:49

Muito legal essas dicas. Gostei!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Notícias em destaque

Quem quer bem sucedido em 2018 levante a mão — e leia o artigo abaixo

Luciano Salamacha, professor da FGV Management e autor da metodologia Stakehand, ressalta os pilares fundamentais para o sucesso Final de ano sempre é tempo de rever o que se fez e criar metas para o Leia mais…

Notícias em destaque

Para combater o estresse comece sendo gentil com uma pessoa – você mesmo!

Alguns fatores de estresse são fáceis de serem superados. Como é o caso de você ter que enviar uma encomenda urgente para o outro lado da cidade. Com o caos do trânsito atual, é importante Leia mais…

Show Buttons
Hide Buttons